sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Atividade - 4 - Assistir e Resenhar O Filme: O Show de Truman



O Filme, o “Show de Truman” do diretor Peter Weir, narra à estória de sua própria vida. Um vendedor de seguros que sem saber vêm sendo é vigiado vinte e quatro horas por câmeras de televisão, desde o seu nascimento por trinta anos. A história leva o espectador a refletir sobre o poder da mídia e o impacto que causa nas pessoas, aborda de uma forma explícita a manipulação dos meios de comunicação de massa que somente visa seus interesses, mercadoria e consumo.
A trama tem como personagens principais Truman Burbank, o protagonista que vende seus produtos sem ter a mínima noção de que é ele e sua vida que está sendo vendido num show de televisão, mas tem sempre a sensação de que está sendo vigiado e Christof é um arquiteto que deu origem ao programa, ele observa, comanda, monitora a realidade da vida de Truman, com a única finalidade de manter o programa no ar através do entretenimento que proporciona ao telespectador, seu público fiel. Que em minha opinião acompanham o programa de “olhos vendados” e “ouvidos tapados”. É uma ficção dentro de outra ficção.
A ficção dentro da ficção assume seu papel quando Truman “acorda” e depara com sua realidade e procura desesperadamente por uma maneira de sair daquela farsa em que se resume sua vida de deixar a história para poder entrar em sua vida. Christof por sua vez faz de tudo para aprisioná-lo dentro de sua realidade, afinal, caso Truman desperte, será o fim do Reality Show.
Esse tipo de Show Real bombardeia a televisão mundial e dentre elas a brasileira. Vivemos num universo mediático e seus rumos apontam para o consumismo ilimitado, para a interferência desenfreada que provoca em nossas vidas. A partir daí, cabe-nos refletir se acatamos passivamente à esses bombardeios oferecidos pela mídia, ou não.

Imagem e Montagem da imagem em:
http://overmundo.com.br/overblog/truman-em-busca-da-liberdade
Foto 1 : http://www.blogfrei.de ??-
Foto 2 : http://www.mostlyrisible.com/images



Nenhum comentário: