domingo, 23 de agosto de 2009

Assistir e resenhar o filme - "O Quarto poder"e o Documentário "Além do cidadão Kane"






O filme “O quarto poder” do diretor Costa Gravas, mostra - nos a realidade da mídia televisiva, o poder que ela exerce acerca da opinião pública, e como conseguem construir e destruir a imagem de um sujeito. A estória tem como
Protagonistas, um repórter em decadência profissional e um porteiro desempregado. Numa postura antiética, Max Bracket presencia o porteiro Sam Baily abordando a Diretora do Museu do qual foi demitido, a fim de reaver seu cargo. Sam Baily um cidadão comum é envolvido e induzido pelo repórter a dar uma entrevista, após ter atirado acidentalmente no seu parceiro de trabalho para causar comoção pública com a perda do seu emprego.
Sam um sujeito de mente pura quase infantil confia no repórter, pois tudo que deseja após ver sua situação se complicar, é ir para casa no seio de sua família. O caso de Sam divulgado pela mídia sofre tamanha proporção e repercussão mundial. A mídia por sua vez detém o poder de manipular as pessoas influindo em seu pensamento, comportamento, assumem um caráter apelativo distorcendo a verdade, denegrindo imagens e formando opiniões.
Projeta – se no sofrimento, no pavor, no medo, e na inocência e na decadência do sujeito, cidadão de bem, passando por cima das éticas profissionais, sociais e morais. Infelizmente todos estes fatores não se encontram somente na ficção, na realidade isto também é fato. A televisão brasileira também constrói e destrói imagens, a fim de conquistar maior audiência.
O documentário “Muito além do cidadão Kane” do diretor Simon Hartog numa crítica a maior e mais poderosa rede de TV brasileira, a Globo, vem confirmar o poder da mídia sobre as pessoas e como são manipuladas influenciando na sua posição e decisão política, social... Acredito que, o que o documentário explicitou não seja novidade para ninguém, mesmo a TV Globo vetando sua veiculação na época, hoje podemos constatar sua supremacia e a briga para manter esta. A TV Globo é sensacionalista, formadora de opiniões, exerce domínio crescente na preferência pública, mas têm padrão de qualidade superior as demais e apresenta as melhores histórias e fatos históricos da nossa cultura, abordando temas relevantes em suas telenovelas.

Bibliografia:
O quarto Poder do diretor Costa Gravas
Documentário Muito Além do Cidadão Kane do diretor Simon Hartog.

Imagens:
visaoextra.blogspot.com/2009_02_01_archive.html
http://kdfilmes.wordpress.com/2009/03/28/o-quarto-poder/

Nenhum comentário: