sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Analisando a TV - Atividade - 2 - Novelas










No horário nobre da Globo a emissora exibe a novela “Caminho das Índias”.O enredo trata dos conflitos da sociedade indiana moderna. No centro da trama encontramos o amor romântico vivido pela protagonista Maya, ela é filha de uma família tradicional hindu e está prometida a um jovem da mesma casta de comerciantes. Mas, ela vive um amor proibido por outro jovem, de casta inferior.
Nestas duas semanas de observação, alguns temas foram abordados como: traição, inveja, política, vingança, chantagem, divergências de opiniões, agressão, esquizofrenia, falsidade, casamento, reconciliação, alienação, investigação. A telenovela é recomendada a partir dos doze anos, ou seja, aos adolescentes e aos adultos, mas muitas crianças também assistem.
Caminho das Índias possui vários núcleos que se divide entre a Índia e o Brasil. Os indianos pensam e agem em grupo, reverenciam os mais velhos, o respeito à vida, a sede de instrução, como também a força dos valores éticos, religiosos e políticos.
A Índia e o Brasil são países de culturas distintas, daí à negação de valores.
Os conceitos apresentados na novela são condizentes com a nossa realidade e embora alguns deles nos passem despercebidos propõe-nos uma forte reflexão. Na ficção o papel dos homens, mulheres, adolescentes, crianças e negros são semelhantes aos da realidade, assim como os modos de falar e andar. Percebemos alguns excessos em algumas caracterizações, como apelo verbal e sexual de algumas personagens, segue um padrão de beleza de acordo com o estilo próprio e a classe social que se insere, isto é notável nas personagens de Melissa, Suellen e Norminha. Mas, quem realmente faz a diferença é a personagem Inês com seu estilo Dark Romance, uma jovem centrada com um que de mistério e até sexy. Geralmente essas pessoas são rotuladas de rebelde, estranha, portanto, podemos confirmar que o estilo não faz a personalidade da pessoa.
Durante os intervalos, a TV Globo não deixa de anunciar sua programação e os patrocinadores têm primazia na divulgação de seus produtos. Nos comerciais conferimos produtos de beleza e de higiene pessoal, rede de telefonia, cartões de credito, bancos, supermercados, lojas de eletrodomésticos e roupas, gêneros alimentícios, principalmente os que agradam as crianças e ações do governo. Tanto a novela como as propagandas atingem seu público alvo.
A cultura indiana vem causando forte impacto na sociedade brasileira, interferindo diretamente na culinária, na moda, na dança, na decoração, maquiagem, acessórios e até no modo de falar.
Reescrever a novela seria arriscado, mas com certeza mudaria algo, como a alienação da personagem Melissa em relação à doença do filho Tarso que é um esquizofrénico e a aversão que os indianos de castas superiores têm pelos inferiores, os Dalits.

Fontes de pesquisa:

Site oficial da novela:
http://blog.modadenovela.com.br/2009/02/o-estilo-dark-romance-de-ines-maria.html
Revista Época - 2 de março de 2009 - Edição563 - Editora Globo

Fonte de Imagens:

Nenhum comentário: